Você sabe como cuidar do seu pet no período pós-operatório? Veremos os principais cuidados que você precisa ter para recuperação 100% dele.

Sabemos que os animais de estimação fazem parte da família, nos alegrando e dedicando todo o seu amor.

Quando a saúde do seu animalzinho está debilitada, os cuidados são essenciais no período pós-operatório e nosso dever é retribuir todo esse amor que eles nos oferecem.

Mesmo que os procedimentos cirúrgicos sejam ‘simples’, os cuidados com eles precisam ser redobrados. Por isso, selecionamos dicas de como cuidar dos pets no período pós-operatório.

Mas, antes, vamos ver quais são os cuidados que você deve ter no pré-operatório:

Cuidados com os pets no período pré-operatório

Pela maioria das consultas serem previamente marcadas – incluindo o período de consultas, exames e agendamento -, isso dá tempo suficiente para se preparar e garantir segurança após a cirurgia.

Lembre-se de escovar os pelos

Em pets peludos, mantenha os pelos escovados para facilitar as consultas e evitar emaranhados que podem machucar a pele do animal durante o processo.

Faça o jejum certo

Quem tem pet é normal ficar com dó ao saber que o seu pet precisará ficar algumas horas sem comer. O jejum, normalmente 12h antes da cirurgia, é muito importante ser respeitado, porque o animal pode ter reação a anestesia e causar vômitos. Lembrando que o jejum em filhotes deve ser por menor tempo, então sempre fique atento às orientações da equipe cirúrgica.

Tire todas as suas dúvidas sobre o pós-operatório

A consulta pré-cirúrgica serve para esclarecer todas as questões que possam surgir nos donos de pets. Não fazer todas as perguntas pode causar estresse tanto para o animal quanto para os membros da família envolvidos.

Para o dia do procedimento, reserve a data com antecedência e exclusividade. Chegue cedo para fazer todos os preparativos com calma e dedicar um momento de carinho ao seu companheiro. Dessa forma, você passa segurança a ele e se sente mais seguro também.

Separe os documentos para o pós-operatório

No dia da cirurgia você não pode esquecer de trazer a carteirinha de vacinação, os resultados de todos os exames e, se necessário, as receitas ou caixas de remédios que seu pet está ingerindo.

Cuidados com os pets no período pós-operatório

Proteja a região operada

Após o procedimento, é preciso proteger o seu pet dele mesmo caso ele tente se coçar ou lamber a região dos pontos. Procure roupinhas e acessórios que o ajude a proteger a área operada, por exemplo o colar elisabetano que é aquele acessório que parece um cone e impede que o pet consiga se lamber.

Prepare o ambiente

Ao realizar o procedimento cirúrgico, é importante que o pet se sinta bem quando acordar da cirurgia. Por isso, traga um cobertor limpo ou um brinquedo que ele gosta para trazer a sensação de estar em casa.

Deixe o pet descansar 

A cirurgia é um procedimento invasivo, por mais que pareça simples. Deixar o seu animalzinho descansar é crucial para a recuperação dele e, por isso, prepare um cantinho bem confortável sem barulhos e brincadeiras. Depois de alguns dias e com a autorização do médico veterinário, leve-o para passeios tranquilos e ao ar livre.

Atenção aos efeitos colaterais

Principalmente durante as primeiras 24h, a anestesia pode ter alguns efeitos colaterais, por exemplo febre, falta de apetite, enjoo e sonolência. Esses efeitos estão relacionados a medicação e até aos anestésicos.

Mesmo sendo comum, fique atento aos sintomas que o pet apresentar, principalmente inchaço, pus e vermelhidão que pode indicar infecção. Caso os sintomas não passem, procure um veterinário.

Mudança na alimentação

Nos primeiros dias é normal que haja mudanças na alimentação do seu pet até que o apetite volte ao normal. O veterinário saberá indicar a ração mais recomendada para pets recém-operados, então não se esqueça de conversar com ele sobre isso.

Retorne ao veterinário pós-operatório

Para a retira dos pontos e a realização de exames, não deixe de levar o animalzinho na clínica veterinária após o procedimento. Assim, o veterinário indicará como prosseguir no tratamento para recuperar 100% da saúde física do pet.

Iranimal: priorizamos o bem-estar do seu pet

Quando podemos contar com uma equipe especializada e uma boa estrutura, tudo fica mais tranquilo, certo?

A Iranimal investe dedicação e esforço na reabilitação do seu companheiro para promover qualidade e bem-estar dos nossos pacientes.

Contamos com profissionais extremamente qualificados e com diversas especialidades, além de oferecer técnicas e modernas que garantem a saúde do pet, como quiropraxia, shockwave, ozonioterapia, fisioterapia, microfisioterapia e acupuntura.

Enfim, grande parte do sucesso da recuperação do animalzinho depende de você. Por isso, obedeça a todos os cuidados exigidos pelo médico veterinário e observe de perto os comportamentos nas horas e dias seguintes.

Para conferir mais conteúdos como esse acesse o nosso blog e nos siga no Instagram, Facebook e Youtube.