MEDICINA VETERINÁRIA: 6 PRINCIPAIS DESTAQUES DA REABILITAÇÃO E ACUPUNTURA

Atualmente, já podemos sentir os principais avanços da medicina veterinária em nossos amados bichinhos. Aliás, são por meio desses recursos tecnológicos que eles vivem com mais qualidade de vida e bem-estar.

Os exames diagnósticos são um bom exemplo de quão rápida e exata a medicina veterinária tem se tornado, afinal, somente dessa maneira os tratamentos serão ainda mais eficazes, assertivos e menos invasivos.

Com tanta novidade nesse segmento, torna-se mais simples e precisa a rotina do médico veterinário, já que cada vez mais o número de animais de estimação vem aumentando em nosso país, e, em contrapartida, cresce a busca por atendimentos médicos especializados.

Acompanhe abaixo a lista que elaboramos com alguns dos principais avanços na medicina veterinária e que certamente farão a diferença na saúde do seu pet. Confira!

#1 MAGNETOTERAPIA

A energia eletromagnética é utilizada neste tratamento, estimulando a regeneração de tecidos. Além disso, é uma terapia indolor e sem sons, sendo excelente por não causar agito nos pets.

Na medicina veterinária, a magnetoterapia é indicada como tratamento não invasivo de doenças que atingem o sistema musculoesquelético, como por exemplo, para o tratamento de fraturas com retardo na consolidação, pseudoartrose, de modo que haja uma ação analgésica e regenerativa.

Veja mais sobre essa terapia neste texto.

#2 ELETROACUPUNTURA

A eletroacupuntura é realizada por meio da aplicação de corrente elétrica alternada, através de eletrodos conectados a dois pontos de acupuntura.

Dessa forma, alguns pontos específicos são estimulados da forma mais indicada para cada caso, e pode ser utilizada associando-se em momentos não conflitantes, bem como, com agulhas, técnicas de massagens, aplicação de calor, estimulação elétrica da fisioterapia, entre outras.

Esse tratamento terapêutico na medicina veterinária pode solucionar desde casos de dor até mesmo paralisia de membros.

#3 BANDAGEM FUNCIONAL PARA REDUÇÃO DE EDEMA NO PÓS-OPERATÓRIO

Conhecido também por KinesioTape na medicina veterinária, essa bandagem elástica na região recém operada tem o objetivo de criar uma espécie de compressão aos tecidos.

Com isso, haverá uma menor probabilidade de edema, formação de seromas, hematomas e equimoses.

Juntamente com todos esses benefícios provocados pelo uso da bandagem, há ainda o conforto e segurança do paciente, que na verdade, é o principal.

#4 CINESIOTERAPIA

Este tratamento é composto por técnicas como alongamentos e exercícios terapêuticos. Não somente os seres humanos realizam exercícios nas sessões de fisioterapia: os animaizinhos também fazem, mas utilizamos técnicas apropriadas para garantir os objetivos como melhora da amplitude de movimento, ganho de massa muscular, melhora do tônus e da propriocepção.

A cinesioterapia é indicada pela medicina veterinária para animais de estimação domésticos que apresentem patologias ortopédicas e/ou neurológicas.

Aqui são utilizados alguns acessórios, por exemplo: bolas, pranchas e cones.

#5 HIDROTERAPIA

Assim como a hidroginástica em humanos, na medicina veterinária a hidroterapia é repleta de benefícios para a saúde dos animais, já que ela relaxa, melhora a circulação sanguínea e diminui espasmos, com o benefício de ser um exercício de baixo impacto, mas alto gasto energético.

Com esse tratamento, é possível ainda reduzir as dores, melhorar a flexibilidade e coordenação dos pets, bem como promover vantagens que vão além do estado físico, atingindo o psicológico dos animais.

A hidroterapia frequentemente acontece em esteiras aquáticas. E cá entre nós, depois que os animais de estimação se acostumam, eles passam a amar essa terapia!

#6 QUIROPRAXIA

Da mesma maneira dos demais tratamentos terapêuticos aplicados na medicina veterinária, o tratamento quiroprático é indicado para problemas de saúde onde o animal sofra com problemas neurológicos como:

  • paralisia
  • epilepsia
  • incontinência urinária
  • miopatias
  • hérnia de disco
  • dores na coluna
  • displasia coxofemoral
  • Síndrome de Wobbler

No entanto, é preciso cuidado, pois a quiropraxia não é indicada para pets que tenham temperamentos agressivos ou em casos de inchaço da articulação, fraturas, tumores, e outras doenças.

A boa notícia é que, na medicina veterinária, há bons profissionais que saberão exatamente como levar mais saúde e qualidade de vida ao seu animal.

A IRAMINAL CONTA COM OS MELHORES TRATAMENTOS VETERINÁRIOS

Como resultado de muita pesquisa, equipe qualificada e equipamentos de ponta, nós atendemos animais de pequeno, médio e grande porte, garantindo segurança e qualidade do início ao fim dos tratamentos.

As nossas especialidades giram em torno de corteses, quiropraxia, shockwave, células-tronco, ozonoterapia, fisioterapia em equinos, micro fisioterapia, fisioterapia em cães, gatos e coelhos e acupuntura.

Em casos em que o animal não puder sair de casa, nós oferecemos esse atendimento domiciliar, pois a nossa prioridade é levar mais saúde e conforto aos nossos pet clientes.

Nos acompanhe em nossas redes sociais e descubra como a medicina veterinária da Iraminal pode fazer a diferença na qualidade de vida do seu animal de estimação.

Até a próxima!

Seu pet merece os melhores cuidados!

Agende agora uma consulta

Clique aqui
Voltar